Ligado à Direção Pedagógica, embora não dependente dela, existe o Gabinete de Apoio Psicossocial, dinamizado por um(a) psicólogo(a), que presta os seguintes serviços:
a) Contribuir, através da sua intervenção especializada, para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
b) Contribuir para o aprofundamento das escolhas efetuadas e integração dos projetos de futuro, através da mostra das valências dos cursos e a consciencialização para a instrumentalidade da Escola;
c) Favorecer a ligação Escola-Mundo e trabalho, contribuindo para a transição e integração equilibrada, consciente e realista no mundo do trabalho;
d) Participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa que promovem o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar; (ver mais em projeto educativo)
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), constitui uma unidade especializada que em colaboração com os demais serviços, visa contribuir para a plena inclusão escolar e social dos alunos.
Elementos permanentes
a) Coordenador da EMAEI;
b) Diretores de Turma;
c) Um Docente de Educação Especial;
d) A Psicóloga Coordenadora do GAPS.
Elementos variáveis
Cabe ao Coordenador da EMAEI, em função de cada caso, designar os elementos variáveis, constituindo assim a Equipa Multidisciplinar alargada. Estes poderão ser:
a) Professor Titular de Turma/Diretor de Turma;
b) Outros docentes do aluno ou técnicos que o apoiem;
c) Assistentes operacionais;
d) Encarregados de Educação;
e) Outros serviços da comunidade
A EMAEI atua de acordo com a legislação em vigor.
O Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) da Escola Profissional Beira Aguieira, foi criado no âmbito da educação para a saúde, integrando estratégias de promoção da saúde sexual e cumprindo o disposto no Decreto-Lei n º 60/2009 de 6 de agosto e a Portaria nº 196 – A/2010 de 9 de Abril, pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) e a pela equipa de saúde escolar do Centro de Saúde (CS), constituída pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Penacova e a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Mondego – Pólo Penacova.
Os princípios de orientação da intervenção no GIAA são de equidade, privacidade e confidencialidade, educação inclusiva e aquisição de competências (empowerment) dos alunos para a saúde e o bem-estar, passando por valorizar os fatores pessoais protetores que favoreçam a saúde (salutogénese), num equilíbrio dinâmico entre alunos/as, o contexto escolar, a gestão de emoções, o estabelecimento de relações gratificantes e a compreensão das implicações das suas escolhas individuais. Segundo a Carta de Ottawa, em 1986, a saúde é gerada e vivida pelas pessoas nos espaços da sua vida diária. É a interação entre os ambientes e as pessoas que cria um padrão de saúde do indivíduo, da família, da escola e da comunidade.
FINALIDADE
Promover mais saúde na escola através de maior equidade, participação e responsabilização de todos/as com o bem-estar e com a qualidade de vida dos alunos pertencentes à Escola Profissional Beira Aguieira.
OBJETIVO GERAL
Promover um espaço de natureza (in) formativa, pedagógica e de participação social no âmbito da saúde, na Escola Profissional Beira Aguieira.